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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

NUHS, Aline Cristiane  e  TOMIO, Daniela. A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.259-283. ISSN 0103-6831.

Identificar os sentidos que os professores e seus alunos de Ciências atribuem à prova escrita; avaliar a estrutura das provas e verificar as relações com os fundamentos teóricos de uma avaliação formativa; sugerir indicadores para a elaboração de uma prova escrita para a aprendizagem de Ciências que atenda as diretrizes de uma avaliação formativa foram os objetivos desta investigação. Para tal, realizaram-se entrevistas com alunos e professores de Ciências, de escolas estaduais de Blumenau - SC, e uma análise das provas por eles realizadas. Dentre as conclusões, destacamos que para os investigados a prova tem função apenas diagnóstica, e os alunos não a concebem como um indicativo para avaliar a sua própria aprendizagem. Na análise das provas, a ênfase é na avaliação apenas dos conteúdos conceituais e as questões são elaboradas, a fim de verificar a apreensão de fatos e não de conceitos. A compreensão dos sentidos dos professores e alunos investigados nos permite refletir sobre a avaliação nas aulas de Ciências e evidencia que ainda existe um vasto campo para a pesquisa e para as práticas de formação de professores.

Palavras-chave : Avaliação Formativa; Testes; Formação de Professores; Ensino de Ciências.

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