SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue49Assessment of physical education learning: "autopoietic" writingAnalysis of entrance examination 2009-I of UFLA using the IRT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

GUIMARAES, Ana Luiza Bernardo  and  SOUZA, Nadia Aparecida de. A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridas. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.305-325. ISSN 0103-6831.

A concepção de avaliação pode favorecer seu exercício em perspectiva classificatória ou formativa, revelando a concepção avaliativa de quem a desempenha. Desvelar esse cenário orientou a delimitação do objetivo geral do presente estudo: mapear e compreender as concepções avaliativas dos professores de Arte. A pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, foi realizada na rede pública do município de Assis/SP, e contou com a participação de seis professoras de Arte. Os procedimentos de coleta utilizados foram: análise documental, questionários e entrevistas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. O estudo permitiu constatar, em termos de avaliação da aprendizagem em Arte, a existência de um hibridismo dos modelos pedagógicos. A mescla revela-se em concepções e práticas avaliativas que oscilam da classificação estratificante ao laissez faire descomprometido com o devir. Entretanto, alguns pontos de luz se enunciam quando se verifica também a presença de uma concepção formativa, compreendida como aquela que contribui para a superação das dificuldades. Ampliar as possibilidades de exercitar uma avaliação formativa pressupõe tempos e espaços de formação promotores de reflexão - não de mero acúmulo de informações.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Trabalho Docente; Epistemologia; Ensino de Arte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )