SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49Evaluación del aprendizaje en educación física: una escritura autopoiéticaAnálisis del examen de ingreso a la universidad 2009-I de la UFLA, usando la TRI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

GUIMARAES, Ana Luiza Bernardo  y  SOUZA, Nadia Aparecida de. A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridas. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.305-325. ISSN 0103-6831.

A concepção de avaliação pode favorecer seu exercício em perspectiva classificatória ou formativa, revelando a concepção avaliativa de quem a desempenha. Desvelar esse cenário orientou a delimitação do objetivo geral do presente estudo: mapear e compreender as concepções avaliativas dos professores de Arte. A pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, foi realizada na rede pública do município de Assis/SP, e contou com a participação de seis professoras de Arte. Os procedimentos de coleta utilizados foram: análise documental, questionários e entrevistas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo clássica. O estudo permitiu constatar, em termos de avaliação da aprendizagem em Arte, a existência de um hibridismo dos modelos pedagógicos. A mescla revela-se em concepções e práticas avaliativas que oscilam da classificação estratificante ao laissez faire descomprometido com o devir. Entretanto, alguns pontos de luz se enunciam quando se verifica também a presença de uma concepção formativa, compreendida como aquela que contribui para a superação das dificuldades. Ampliar as possibilidades de exercitar uma avaliação formativa pressupõe tempos e espaços de formação promotores de reflexão - não de mero acúmulo de informações.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Trabalho Docente; Epistemologia; Ensino de Arte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )