SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue49Assessment in the learning of art: paths followedLearning and the teacher-student relationship at the university: two sides of the same coin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BRAGION, Maria de Lourdes Lima; BUENO FILHO, Júlio Sílvio de Sousa  and  CORREA, Fábio Mathias. Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.329-351. ISSN 0103-6831.

Este trabalho teve como objetivo analisar as questões de múltipla escolha do vestibular 2009-I da Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio da TRI e utilizando a inferência bayesiana, a fim de identificar quais propriedades dos itens o classificam como melhor ou pior, com vistas a orientar novas provas. Verificou-se que os itens mais difíceis tendem a ser mais discriminativos e informativos para selecionar os candidatos mais hábeis. As provas de Inglês, Biologia, Física, Matemática e Química foram as mais difíceis e apresentaram maior poder de discriminação. Em geral o vestibular não apresentou itens com alta chance de acerto casual. Alguns itens tiveram suas estimativas analisadas em maior detalhe e revelam aspectos de planejamento que podem melhorar a qualidade desse tipo de prova.

Keywords : Concurso Vestibular; Teoria de Resposta ao Item; Prova de Múltipla Escolha; Análise Qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )