SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49La evaluación del aprendizaje en arte: caminos recorridosEl aprendizaje y la relación profesor-alumno en la universidad: dos caras de una misma moneda índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BRAGION, Maria de Lourdes Lima; BUENO FILHO, Júlio Sílvio de Sousa  y  CORREA, Fábio Mathias. Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.329-351. ISSN 0103-6831.

Este trabalho teve como objetivo analisar as questões de múltipla escolha do vestibular 2009-I da Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio da TRI e utilizando a inferência bayesiana, a fim de identificar quais propriedades dos itens o classificam como melhor ou pior, com vistas a orientar novas provas. Verificou-se que os itens mais difíceis tendem a ser mais discriminativos e informativos para selecionar os candidatos mais hábeis. As provas de Inglês, Biologia, Física, Matemática e Química foram as mais difíceis e apresentaram maior poder de discriminação. Em geral o vestibular não apresentou itens com alta chance de acerto casual. Alguns itens tiveram suas estimativas analisadas em maior detalhe e revelam aspectos de planejamento que podem melhorar a qualidade desse tipo de prova.

Palabras clave : Concurso Vestibular; Teoria de Resposta ao Item; Prova de Múltipla Escolha; Análise Qualitativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )