SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49A avaliação da aprendizagem em arte: sendas percorridasAprendizagem e relação professor-aluno na universidade: duas faces da mesma moeda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BRAGION, Maria de Lourdes Lima; BUENO FILHO, Júlio Sílvio de Sousa  e  CORREA, Fábio Mathias. Análise do vestibular 2009-I da UFLA usando a TRI. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.329-351. ISSN 0103-6831.

Este trabalho teve como objetivo analisar as questões de múltipla escolha do vestibular 2009-I da Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio da TRI e utilizando a inferência bayesiana, a fim de identificar quais propriedades dos itens o classificam como melhor ou pior, com vistas a orientar novas provas. Verificou-se que os itens mais difíceis tendem a ser mais discriminativos e informativos para selecionar os candidatos mais hábeis. As provas de Inglês, Biologia, Física, Matemática e Química foram as mais difíceis e apresentaram maior poder de discriminação. Em geral o vestibular não apresentou itens com alta chance de acerto casual. Alguns itens tiveram suas estimativas analisadas em maior detalhe e revelam aspectos de planejamento que podem melhorar a qualidade desse tipo de prova.

Palavras-chave : Concurso Vestibular; Teoria de Resposta ao Item; Prova de Múltipla Escolha; Análise Qualitativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )