SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue49Learning and the teacher-student relationship at the university: two sides of the same coinTeam work: two experiences in different contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BEZERRA, Gisleine Correa  and  BURLASCO, Regina Luzia Corio de. Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.371-386. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta uma análise das produções escritas de alunos paranaenses que participaram da aferição do Pisa/2006 na resolução de uma das questões de Matemática relacionadas à Aritmética, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.

Keywords : Ensino de Matemática; Avaliação da Aprendizagem; Análise de Conteúdo; Aritmética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )