SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49El aprendizaje y la relación profesor-alumno en la universidad: dos caras de una misma monedaLos grupos de apoyo: dos experiencias en vidas cotidianas diferentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BEZERRA, Gisleine Correa  y  BURLASCO, Regina Luzia Corio de. Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.371-386. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta uma análise das produções escritas de alunos paranaenses que participaram da aferição do Pisa/2006 na resolução de uma das questões de Matemática relacionadas à Aritmética, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.

Palabras clave : Ensino de Matemática; Avaliação da Aprendizagem; Análise de Conteúdo; Aritmética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )