SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número49Aprendizagem e relação professor-aluno na universidade: duas faces da mesma moedaGrupos de apoio: duas experiências em cotidianos diversos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BEZERRA, Gisleine Correa  e  BURLASCO, Regina Luzia Corio de. Análise da produção escrita de alunos em uma questão relacionada à aritmética. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.49, pp.371-386. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta uma análise das produções escritas de alunos paranaenses que participaram da aferição do Pisa/2006 na resolução de uma das questões de Matemática relacionadas à Aritmética, realizada sob a luz da avaliação como prática de investigação e das orientações da Análise de Conteúdo. Mediante a análise das estratégias, dos procedimentos utilizados e da forma como os estudantes lidaram com as técnicas operatórias das operações aritméticas, buscou-se identificar indícios do pensamento aritmético e aspectos da matematização horizontal presentes nos seus registros escritos.

Palavras-chave : Ensino de Matemática; Avaliação da Aprendizagem; Análise de Conteúdo; Aritmética.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )