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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

VIDAL, Eloisa Maia  e  VIEIRA, Sofia Lerche. Gestão educacional e resultados no Ideb: um estudo de caso em dez municípios cearenses. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.419-434. ISSN 0103-6831.

O artigo analisa o comportamento do Ideb das séries iniciais e finais do ensino fundamental em 10 municípios cearenses que compõem a amostra do projeto associado ao Observatório da Educação "Bons resultados no Ideb: estudo exploratório de fatores explicativos" (Capes/lnep/Secad). O pressuposto de análise consiste em observar até que ponto a gestão municipal tem uma visão sistêmica para a sua rede educacional, atuando na melhoria do desempenho dos alunos nas duas etapas do ensino fundamental. Para tanto, trabalha com dados quantitativos obtidos em bases de dados nacionais e em dados qualitativos provenientes de pesquisa de campo. Constatou-se que o fortalecimento da dimensão pedagógica criou condições para o aperfeiçoamento da instrução ministrada, no entanto perceberam-se também mudanças no conteúdo ensinado, com a redução do currículo e a supervalorização das matrizes da Prova Brasil. O comportamento dos resultados do Ideb nas séries finais se apresenta significativamente diferente dos alcançados nas séries iniciais, o que leva a indagar se, de fato, a gestão municipal está desenvolvendo iniciativas que atinjam todo o sistema ou se o esforço está concentrado apenas séries iniciais.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Gestão; Avaliação da Educação; Ideb.

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