SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue50Education management and Ideb results: a case study in ten municipalities in the State of CearáAn analysis of school community problems and solutions proposed by them based on the Indique index author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira  and  MARTINS, Clícia Bührer. Programa de avaliação institucional da educação básica do Paraná: da produção à implementação da política na escola. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.435-455. ISSN 0103-6831.

O presente trabalho analisa como as políticas educacionais referentes à tecnologia pedagógica - avaliação institucional- têm-se configurado no interior das escolas públicas estaduais, a partir do Programa de Avaliação Institucional da Educação Básica do Paraná - 2004/06. Fundamenta-se na abordagem do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball e seus colaboradores, na metodologia do discurso do sujeito coletivo - DSC de Lefevre, Lefevre (2005). Os objetivos da pesquisa centraram-se na análise das concepções de avaliação institucional que permeiam os documentos políticos da Secretaria Estadual de Educação, na percepção da representação das equipes de gestão das escolas em relação às políticas educacionais e no modo como elas são vivenciadas e implementadas no cotidiano escolar. A pesquisa revelou a prática de avaliação institucional que foi desenvolvida nas escolas públicas, enquanto espaço mesossociológico de implementação de programas e políticas educacionais, evidenciando o que acontece quando uma política educacional encontra a escola, ou seja, quando ela é interpretada, implementada e/ou recriada.

Keywords : Avaliação Institucional; Escolas Públicas; Políticas Educacionais; Ball; Stephen.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )