SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número50Gestão educacional e resultados no Ideb: um estudo de caso em dez municípios cearensesUma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira  e  MARTINS, Clícia Bührer. Programa de avaliação institucional da educação básica do Paraná: da produção à implementação da política na escola. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.435-455. ISSN 0103-6831.

O presente trabalho analisa como as políticas educacionais referentes à tecnologia pedagógica - avaliação institucional- têm-se configurado no interior das escolas públicas estaduais, a partir do Programa de Avaliação Institucional da Educação Básica do Paraná - 2004/06. Fundamenta-se na abordagem do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball e seus colaboradores, na metodologia do discurso do sujeito coletivo - DSC de Lefevre, Lefevre (2005). Os objetivos da pesquisa centraram-se na análise das concepções de avaliação institucional que permeiam os documentos políticos da Secretaria Estadual de Educação, na percepção da representação das equipes de gestão das escolas em relação às políticas educacionais e no modo como elas são vivenciadas e implementadas no cotidiano escolar. A pesquisa revelou a prática de avaliação institucional que foi desenvolvida nas escolas públicas, enquanto espaço mesossociológico de implementação de programas e políticas educacionais, evidenciando o que acontece quando uma política educacional encontra a escola, ou seja, quando ela é interpretada, implementada e/ou recriada.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Escolas Públicas; Políticas Educacionais; Ball; Stephen.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )