SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue50A program for institutional evaluation in basic education in Paraná: from production to implementation of the policy in schoolA proposal for performance indicators in higher education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

RIBEIRO, Vanda Mendes  and  GUSMAO, Joana Buarque de. Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.457-470. ISSN 0103-6831.

O artigo sistematiza e analisa problemas detectados e soluções propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educação, instrumento participativo de avaliação e planejamento. Foram analisados 103 planos de ação de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclusão, afirma-se que comunidades escolares têm conhecimentos a serem mobilizados para a solução de parte de seus problemas e que há questões para as quais há menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucioná-las, como as que dizem respeito à participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e das formas mais adequadas de melhorar a aprendizagem.

Keywords : Qualidade da Educação; Avaliação da Educação; Planejamento da Educação; Dados Estatísticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )