SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número50Programa de evaluación institucional de la educación básica de Paraná: de la producción a la implementación de la política en la escuelaUna propuesta de indicadores de desempeño para la educación superior brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

RIBEIRO, Vanda Mendes  y  GUSMAO, Joana Buarque de. Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.457-470. ISSN 0103-6831.

O artigo sistematiza e analisa problemas detectados e soluções propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educação, instrumento participativo de avaliação e planejamento. Foram analisados 103 planos de ação de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclusão, afirma-se que comunidades escolares têm conhecimentos a serem mobilizados para a solução de parte de seus problemas e que há questões para as quais há menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucioná-las, como as que dizem respeito à participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e das formas mais adequadas de melhorar a aprendizagem.

Palabras clave : Qualidade da Educação; Avaliação da Educação; Planejamento da Educação; Dados Estatísticos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )