SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número50Programa de avaliação institucional da educação básica do Paraná: da produção à implementação da política na escolaUma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

RIBEIRO, Vanda Mendes  e  GUSMAO, Joana Buarque de. Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no Indique. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.457-470. ISSN 0103-6831.

O artigo sistematiza e analisa problemas detectados e soluções propostas por escolas com base no uso dos Indicadores da Qualidade na Educação, instrumento participativo de avaliação e planejamento. Foram analisados 103 planos de ação de unidades escolares de quatro estados brasileiros. Como conclusão, afirma-se que comunidades escolares têm conhecimentos a serem mobilizados para a solução de parte de seus problemas e que há questões para as quais há menos conhecimento consolidado sobre as melhores formas de solucioná-las, como as que dizem respeito à participação dos pais na vida escolar dos seus filhos e das formas mais adequadas de melhorar a aprendizagem.

Palavras-chave : Qualidade da Educação; Avaliação da Educação; Planejamento da Educação; Dados Estatísticos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )