SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue50An analysis of school community problems and solutions proposed by them based on the Indique indexThe legitimization of mathematical knowledge through national examination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BERTOLIN, Júlio C. G.. Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.471-490. ISSN 0103-6831.

Este artigo propõe indicadores em nível de sistema para avaliar o desempenho da educação superior brasileira tendo em vista o desenvolvimento social e o crescimento econômico do país. Inicialmente, são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação da educação superior, tais como os da Unesco e da OCDE. A seguir, é realizada uma análise do contexto socioeconômico brasileiro com base em índices utilizados em nível mundial, tais como IDH, GINI, PIB e taxas de atendimento educacionais. Por fim, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores estruturados de forma a avaliar o desempenho da educação superior em relação à desigualdade social, carência de capital humano qualificado, falta de qualidade educacional e atraso tecnológico, ainda presentes no contexto nacional atual.

Keywords : Ensino Superior; Avaliação de Desempenho; Dados Estatísticos; Avaliação da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )