SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número50Análisis de problemas detectados y soluciones propuestas por comunidades escolares con base en el IndiqueLa legitimización del conocimiento matemático por medio de exámenes nacionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BERTOLIN, Júlio C. G.. Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.471-490. ISSN 0103-6831.

Este artigo propõe indicadores em nível de sistema para avaliar o desempenho da educação superior brasileira tendo em vista o desenvolvimento social e o crescimento econômico do país. Inicialmente, são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação da educação superior, tais como os da Unesco e da OCDE. A seguir, é realizada uma análise do contexto socioeconômico brasileiro com base em índices utilizados em nível mundial, tais como IDH, GINI, PIB e taxas de atendimento educacionais. Por fim, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores estruturados de forma a avaliar o desempenho da educação superior em relação à desigualdade social, carência de capital humano qualificado, falta de qualidade educacional e atraso tecnológico, ainda presentes no contexto nacional atual.

Palabras clave : Ensino Superior; Avaliação de Desempenho; Dados Estatísticos; Avaliação da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )