SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número50Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileiraEducação infantil e longevidade escolar: dados de um estudo longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

LARA, Isabel Cristina Machado de. A legitimação do conhecimento matemático pelos exames nacionais. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.491-514. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta uma análise dos conteúdos listados pelo Inep, no período de 1998 a 2005, em particular os conteúdos gerais e específicos ao curso de Licenciatura em Matemática, vistos como uma das estratégias de governo elaboradas pelo MEC e seus pares para avaliar os cursos de graduação por meio de exames nacionais. Tem como objetivo verificar não só suas regularidades e descontinuidades como também os efeitos que desejam produzir na eleição dos conteúdos que devem fazer parte da grade curricular dos cursos de Licenciatura Plena em Matemática. Pela análise desses conteúdos, vistos como fragmentos que constituem o conhecimento necessário do futuro professor de Matemática, legitimado não apenas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais como também pelas Diretrizes do exame, será possível trazer à tona um padrão de normalidade para formar o professor de Matemática ideal que está cada vez mais influenciado pelo contexto produzido pelas tecnologias de informação e comunicação e pelas discussões atuais presentes no âmbito da Educação Matemática.

Palavras-chave : Exame Nacional de Cursos; Formação de Professores; Licenciatura; Matemática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )