SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue50Use of formative evaluation in implementing problematization as a method of active teaching-learningTutoring focused on reading: an alternative for students with reading and writing difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

PINTO, Rosângela de Oliveira  and  ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi. A avaliação formativa: reflexões sobre o conceito no período de 1999 a 2009. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.553-576. ISSN 0103-6831.

O artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa realizada em artigos publicados na revista Estudos em Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas, no período de 1999 a 2009, com o objetivo de compreender com que freqüência e de que formas tem sido abordado o conceito de avaliação formativa na literatura científica. Utilizando o descritor "avaliação da aprendizagem" foram selecionados 33 artigos para leitura integral, sendo que, destes, 20 tratavam da avaliação formativa. Através da análise desses 20 artigos foi possível identificar que 5 assumem uma definição clara do termo e 15 somente apresentam características do que está sendo entendido por avaliação formativa. Buscou-se problematizar os resultados à luz de concepções sobre a avaliação formativa, destacando-se a necessidade de reflexões profundas sobre o conceito de avaliação formativa, enfrentando sua diversidade e complexidade.

Keywords : Avaliação Formativa; Avaliação da Aprendizagem; Periódico; Pesquisa Científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )