SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número50A avaliação formativa: reflexões sobre o conceito no período de 1999 a 2009 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

PASIAN, Mara Silvia  e  ROSE, Tânia Maria Santana de. Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.577-592. ISSN 0103-6831.

O trabalho com alunos que apresentam dificuldades nas aprendizagens iniciais de leitura e escrita requer uma atuação do professor, tanto no âmbito da sala de aula como fora dela, criando oportunidades extras de aprendizagem. O presente estudo mostra as possibilidades advindas do envolvimento de um professor-pesquisador na modalidade de ensino tutoria individual. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa de tutoria individual sobre as habilidades de leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os participantes foram quatro alunos de uma escola municipal. As atividades desenvolvidas na tutoria foram: releitura de livros familiares, identificação de letras, composição de histórias, reconstrução de histórias e leitura de novos livros. Dois participantes tiveram avanços substanciais e passaram a atender satisfatoriamente as exigências de sala de aula. Os outros dois alunos tiveram várias habilidades aprimoradas, apesar de não lerem e escreverem com fluência.

Palavras-chave : Alfabetização; Dificuldades de Aprendizagem; Leitura; Escrita.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )