SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue51Desigualdade de desempenho e raça: uma análise a partir do Paebes 2009 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

NASCIMENTO, Paulo A. Meyer M.. Fatores associados ao desempenho escolar: resultados de um modelo multinível de valor adicionado. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.51, pp.16-39. ISSN 0103-6831.

Este artigo estima um modelo multinível de valor agregado para uma amostra de escolas, turmas e alunos matriculados na 2ª série do ensino fundamental em Salvador (BA), em uma tentativa de identificar fatores associados ao desempenho escolar. Ademais, o presente estudo destaca as complicações metodológicas que decorrem da omissão de variáveis relevantes, passível de ocorrer quando recursos são endogenamente determinados - e descreve métodos de tratar esse problema. Ainda que os resultados obtidos não permitam inferências sobre potenciais ligações causais entre as variáveis explicativas e a variável dependente, eles sugerem que, ao menos para a amostra estudada, desempenho em testes padronizados de Leitura estaria associado apenas ao conhecimento prévio do estudante, à escolaridade de seus pais e ao tipo de escola (pública ou privada) em que estudava na ocasião da aplicação dos instrumentos de coleta de dados do primeiro ano de campo do Projeto GERES.

Keywords : Rendimento Escolar; Função Social; Qualidade do Ensino; Projeto GERES.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )