SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue51As regularidades e exceções no desempenho no Ideb dos municípiosO efeito da prova na estimativa da proficiência através da TRI author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

ROCHA, Gladys  and  MARTINS, Raquel Fontes. Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliações. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.51, pp.82-100. ISSN 0103-6831.

Este trabalho trata de uma pesquisa que propõe a construção de um corpus de escrita infantil, composto de dados da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização no Estado do Espírito Santo - Paebes Alfa. Trata-se de uma avaliação sistêmica e em larga escala, da avaliação na área de alfabetização, leitura e escrita, de caráter longitudinal, aplicada a alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, em duas edições por ano (avaliações de Entrada e Saída), ao longo do período de 2008-2011. Os dados que comporão o corpus citado se referem às aplicações de 2010 e 2011. Também, esses dados são relativos a quatro tipos de itens de escrita do Paebes Alfa, os quais focalizam habilidades de uso da página; escrita de palavras; escrita de frases; escrita de textos. Essa pesquisa pretende contribuir, de forma significativa, para a compreensão do papel de itens de escrita em avaliações externas à escola, bem como para um maior entendimento sobre o processo de aquisição da escrita. Por meio da construção do corpus, poderão ser investigados aspectos dessa aquisição, como os percursos empreendidos pelos alunos em relação à escrita de palavras e o domínio de habilidades de uso da página.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Alfabetização; Escrita; Paebes Alfa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )