SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número51Construção de um corpus de escrita infantil com itens de avaliaçõesA perspectiva do acompanhamento longitudinal da aprendizagem dos alunos do ensino médio através dos resultados do SPAECE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

ANDRADE, Dalton Francisco de  e  BORGATTO, Adriano Ferreti. O efeito da prova na estimativa da proficiência através da TRI. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.51, pp.102-114. ISSN 0103-6831.

O objetivo deste trabalho foi mostrar a importância da construção da prova para a estimativa da proficiência dos respondentes através da Teoria da Resposta ao Item - TRI, usando uma escala com média 250 e desvio-padrão 50. Foi mostrado que um teste com informação na região da proficiência do respondente fornece estimativas mais precisas do que testes com informações em outras regiões da proficiência. Além disso, mostrou-se também a importância de testes maiores na estimação da proficiência.

Palavras-chave : Testes; Análise de Erros; Simulação; Teoria de Resposta ao Item; Tema em Destaque.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )