SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue51A perspectiva do acompanhamento longitudinal da aprendizagem dos alunos do ensino médio através dos resultados do SPAECEConvergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

VIZCARRA HERLES, Nina Eleonor  and  PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.51, pp.138-166. ISSN 0103-6831.

A avaliação é, ao mesmo tempo, uma questão de urgência e complexa, devido à demanda da sociedade pela melhoria de suas instituições e organizações. O tema de pesquisa do presente trabalho pertence ao campo da avaliação da educação superior, o objeto de análises são os fundamentos conceituais da avaliação e sua presença na concepção dos Sistemas da Avaliação para a Educação Superior, levando em conta os casos de Brasil, Colômbia e Argentina. Este artigo pretende organizar um marco histórico referencial sobre a evolução dos fundamentos da avaliação, desde a avaliação da aprendizagem até a avaliação institucional; baseado nos aportes de Tyler, Crombach, Scriven, Guba y Lincoln, House, e Stufflebeam, e de autores europeus e latino americanos; para buscar a referência teórica das concepções que fundamentam os sistemas de avaliação. Finalmente são analisadas e comparadas as características das bases conceituais dos sistemas de avaliação do ensino superior acima mencionados.

Keywords : Avaliação da Educação; Ensino Superior; Análise de Sistemas; Sistemas de Avaliação; Outros Temas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )