SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número51A perspectiva do acompanhamento longitudinal da aprendizagem dos alunos do ensino médio através dos resultados do SPAECEConvergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

VIZCARRA HERLES, Nina Eleonor  y  PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.51, pp.138-166. ISSN 0103-6831.

A avaliação é, ao mesmo tempo, uma questão de urgência e complexa, devido à demanda da sociedade pela melhoria de suas instituições e organizações. O tema de pesquisa do presente trabalho pertence ao campo da avaliação da educação superior, o objeto de análises são os fundamentos conceituais da avaliação e sua presença na concepção dos Sistemas da Avaliação para a Educação Superior, levando em conta os casos de Brasil, Colômbia e Argentina. Este artigo pretende organizar um marco histórico referencial sobre a evolução dos fundamentos da avaliação, desde a avaliação da aprendizagem até a avaliação institucional; baseado nos aportes de Tyler, Crombach, Scriven, Guba y Lincoln, House, e Stufflebeam, e de autores europeus e latino americanos; para buscar a referência teórica das concepções que fundamentam os sistemas de avaliação. Finalmente são analisadas e comparadas as características das bases conceituais dos sistemas de avaliação do ensino superior acima mencionados.

Palabras clave : Avaliação da Educação; Ensino Superior; Análise de Sistemas; Sistemas de Avaliação; Outros Temas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )