SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue51Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y ArgentinaAvaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

RIBEIRO, Elisa Antonia. Convergências e divergências das práticas de autoavaliação institucional em IES pública e privada na percepção da comunidade acadêmica. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.51, pp.168-188. ISSN 0103-6831.

Este artigo discute os fatores que interferem na institucionalização da avaliação da educação superior como um campo de forças. Analisa, também, o documento oficial que serviu de base para que as Instituições de Ensino Superior (IES) deflagrassem o processo de implementação da avaliação institucional proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Por meio de uma pesquisa de campo, realizada em duas IES do Estado de Minas Gerais, envolvendo dirigentes, docentes e discentes, buscou-se compreender o processo de construção, execução e utilização dos resultados da autoavaliação institucional AAI pela comunidade acadêmica. Nesse artigo o foco será em relação à avaliação docente, destacando que alguns aspectos relativos à docência estão sendo alterados após o resultado da AAI. Podemos concluir que, na IES privada, os resultados da AAI impactuam de forma mais incisiva no aspecto relacionamento professor X aluno e, na IES pública, o impacto foi na alteração da condução da aula.

Keywords : Políticas Públicas; Sinaes; Avaliação Institucional; Prática Docente; Outros Temas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )