SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue51Avaliação da aprendizagem nos programas online de formação continuada de educadoresOs desafios de uma proposta de avaliação em valores para o programa “A União Faz a Vida”: um estudo piloto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BARROS, Ricardo; CARVALHO, Mirela de; FRANCO, Samuel  and  ROSALEM, Andrezza. Impacto do Projeto Jovem de Futuro. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.51, pp.214-226. ISSN 0103-6831.

Na última década ocorreram progressos significativos em todos os níveis educacionais, sendo particularmente importantes os do ensino médio. O Projeto Jovem de Futuro propõe inovar na forma como os serviços vêm sendo ofertados para que a juventude atual possa se beneficiar de uma educação de mais alta qualidade. O projeto garante recursos às escolas atendidas, que exercem seu poder discricionário, a fim de superar as limitações mais prementes, e também oferece acesso a tecnologias/metodologias úteis para promover e estimular o aprendizado. Com a criação de um amplo sistema de avaliação de impacto do projeto sobre o aprendizado dos alunos foi possível obter vários resultados importantes, como por exemplo: i) nas escolas beneficiadas os alunos aprenderam quase 60% mais que os correspondentes alunos nas escolas de controle; ii) os resultados obtidos revelaram uma relação custo-benefício extremamente favorável; e iii) observou-se uma relação positiva entre o desempenho dos alunos e os investimentos em práticas voltadas para aumentar o índice de freqüência dos professores.

Keywords : Ensino Médio; Rendimento Escolar; Avaliação da Educação; Projeto Jovem de Futuro; Outros Temas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )