SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Avaliação na escola, avaliação da escola: análise de uma experiência escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

SOLIGO, Valdecir. Indicadores: conceito e complexidade do mensurar em estudos de fenômenos sociais. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.12-25. ISSN 0103-6831.

O presente artigo objetiva debater a categoria “indicadores”, focando o desenvolvimento histórico conceitual dos indicadores sociais e aspectos possíveis de relacionamento direto ou indireto com indicadores de qualidade da educação. Para tanto, faz-se uma breve incursão pelo processo de construção do campo teórico dos indicadores sociais para, posteriormente, analisar os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica nos municípios catarinenses com menos de cinco mil habitantes e que participaram da Prova Brasil nos ciclos de 2005, 2007 e 2009. O recorte espaço-temporal está relacionado à raridade de pesquisas que visam à construção de significados para os indicadores no contexto da realidade dos pequenos municípios brasileiros. Como resultado preliminar, destaca-se a fragilidade da relação entre indicadores sociais e educacionais, diante da complexidade conceitual e de mensuração de fenômenos sociais que exigem a reinserção, da parte mensurável, na realidade sócio-histórica da qual foi retirada para compreensão e significação política e social.

Palabras clave : Indicadores; Mensuração; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )