SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue52Indicadores: conceito e complexidade do mensurar em estudos de fenômenos sociaisIndicadores de fluxo escolar e políticas educacionais: avaliação das últimas décadas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SOUZA, Ângelo Ricardo de  and  DITTRICH, Douglas Danilo. Avaliação na escola, avaliação da escola: análise de uma experiência escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.26-46. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta as principais discussões e resultados de um projeto desenvolvido entre 2006 e 2008, sobre avaliação institucional em escola pública. Utilizando-se de um mecanismo próprio de avaliação longitudinal, construído especialmente para os fins do projeto, o trabalho mostra como é possível utilizar-se desse recurso para o conhecimento mais amplo dos problemas educacionais e escolares potencializando suas soluções. O texto ainda discute o Índice de Crescimento da Aprendizagem (ICA), um indicador muito útil no dimensionamento da evolução da aprendizagem estudantil, tornando evidente que seu uso, cotejado a medidas de contexto, pode auxiliar a compreender de maneira ainda mais profunda as causas dos problemas estudantis.

Keywords : Avaliação da Educacão; Avaliação Institucional; Avaliação da Aprendizagem; Índice de Crescimento da Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )