SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Indicadores: conceito e complexidade do mensurar em estudos de fenômenos sociaisIndicadores de fluxo escolar e políticas educacionais: avaliação das últimas décadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

SOUZA, Ângelo Ricardo de  y  DITTRICH, Douglas Danilo. Avaliação na escola, avaliação da escola: análise de uma experiência escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.26-46. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta as principais discussões e resultados de um projeto desenvolvido entre 2006 e 2008, sobre avaliação institucional em escola pública. Utilizando-se de um mecanismo próprio de avaliação longitudinal, construído especialmente para os fins do projeto, o trabalho mostra como é possível utilizar-se desse recurso para o conhecimento mais amplo dos problemas educacionais e escolares potencializando suas soluções. O texto ainda discute o Índice de Crescimento da Aprendizagem (ICA), um indicador muito útil no dimensionamento da evolução da aprendizagem estudantil, tornando evidente que seu uso, cotejado a medidas de contexto, pode auxiliar a compreender de maneira ainda mais profunda as causas dos problemas estudantis.

Palabras clave : Avaliação da Educacão; Avaliação Institucional; Avaliação da Aprendizagem; Índice de Crescimento da Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )