SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladasEvolução do analfabetismo funcional no Brasil: 2001-2010 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

UBRIACO, Fabiana Esméria de Castro Alves. Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcador. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.86-105. ISSN 0103-6831.

Este artigo descreve o Método do Marcador, utilizado para interpretação de escalas de proficiência conforme a criação de Níveis de Desempenho. Mostra a utilidade prática desse método e produz uma interpretação pedagógica para a escala de matemática dos alunos avaliados pelo Projeto Geres/2005 - Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005. A primeira etapa do método consiste na alocação de cada item utilizado no teste em um ponto da escala de medida usada para a atribuição de notas aos alunos. Quando todos os itens estão ordenados por sua posição na escala, através de uma análise substantiva, decidem-se quais itens serão tomados como definidores dos pontos de corte dos níveis de desempenho. Além disso, como são usados níveis referenciados com termos de sentido pedagógico, e não apenas valores numéricos, o método viabiliza a produção de uma interpretação potencialmente mais clara da escala de medida, mais acessível à comunidade escolar e aos pais dos alunos.

Palavras-chave : Escala de Avaliação; Rendimento Escolar; Teoria de Resposta ao Item.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )