SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Interpretação de escalas de proficiência com utilização do método do marcadorEstimativas não paramétricas das curvas características dos itens em testes educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

LIMA, Ana Lucia  e  HUAIRA-CONTRERAS, Carlos Alberto. Evolução do analfabetismo funcional no Brasil: 2001-2010. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.106-128. ISSN 0103-6831.

Neste artigo apresenta-se uma descrição da metodologia usada na construção do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) a partir de escalas de proficiência, assim como resultados importantes no que se refere à existência de relações significativas entre algumas características dos indivíduos e seus desempenhos. Em primeiro lugar, descrevem-se os principais conceitos desenvolvidos para a criação do indicador, bem como o aperfeiçoamento ao longo da década. Em segundo lugar, apresenta-se uma avaliação a respeito do instrumento medida utilizado para a obtenção das proficiências e posterior construção do Inaf, assim como as amostras trabalhadas durante os distintos anos. Finalmente, são apresentados os resultados de algumas análises realizadas que evidenciam como alguns atributos do indivíduo estão associados diretamente ao desempenho, e adicionalmente a análise de correspondência, usada para identificar atributos associados a certos grupos definidos a partir de intervalos de proficiências.

Palavras-chave : Indicador de Alfabetismo Funcional; Instrumentos de Mensuração; Avaliação da Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )