SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue52Evolução do analfabetismo funcional no Brasil: 2001-2010Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

SANTOS, Marcos Antonio da Cunha  and  SOARES, José Francisco. Estimativas não paramétricas das curvas características dos itens em testes educacionais. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.130-144. ISSN 0103-6831.

A proficiência dos alunos submetidos a um teste para a medida de uma competência pode ser estimada através das técnicas estatísticas associadas à Teoria de Resposta ao Item (TRI). Em situações reais, o cálculo dos parâmetros clássicos, da tabela de distribuição dos itens, curvas características das diferentes escolhas e a identificação de comportamento diferencial dos itens são importantes para identificar os itens que podem influir na precisão dos resultados da TRI. O objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de procedimentos implementados como uma macro do software livre R, que produzem informações úteis na análise prévia do comportamento dos itens de uma forma simples e interativa. Além disso, apresentamos um método não paramétrico para verificação de comportamento diferencial de itens através da visualização das curvas de respostas. Esse método não é disponível em outros softwares e constitui em poderosa ferramenta descritiva dos itens.

Keywords : Teoria de Resposta ao Item; Avaliação da Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )