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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831
Resumo
SANTOS, Marcos Antonio da Cunha e SOARES, José Francisco. Estimativas não paramétricas das curvas características dos itens em testes educacionais. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.130-144. ISSN 0103-6831.
A proficiência dos alunos submetidos a um teste para a medida de uma competência pode ser estimada através das técnicas estatísticas associadas à Teoria de Resposta ao Item (TRI). Em situações reais, o cálculo dos parâmetros clássicos, da tabela de distribuição dos itens, curvas características das diferentes escolhas e a identificação de comportamento diferencial dos itens são importantes para identificar os itens que podem influir na precisão dos resultados da TRI. O objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de procedimentos implementados como uma macro do software livre R, que produzem informações úteis na análise prévia do comportamento dos itens de uma forma simples e interativa. Além disso, apresentamos um método não paramétrico para verificação de comportamento diferencial de itens através da visualização das curvas de respostas. Esse método não é disponível em outros softwares e constitui em poderosa ferramenta descritiva dos itens.
Palavras-chave : Teoria de Resposta ao Item; Avaliação da Aprendizagem.