SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Evolução do analfabetismo funcional no Brasil: 2001-2010Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SANTOS, Marcos Antonio da Cunha  e  SOARES, José Francisco. Estimativas não paramétricas das curvas características dos itens em testes educacionais. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.130-144. ISSN 0103-6831.

A proficiência dos alunos submetidos a um teste para a medida de uma competência pode ser estimada através das técnicas estatísticas associadas à Teoria de Resposta ao Item (TRI). Em situações reais, o cálculo dos parâmetros clássicos, da tabela de distribuição dos itens, curvas características das diferentes escolhas e a identificação de comportamento diferencial dos itens são importantes para identificar os itens que podem influir na precisão dos resultados da TRI. O objetivo deste artigo é apresentar um conjunto de procedimentos implementados como uma macro do software livre R, que produzem informações úteis na análise prévia do comportamento dos itens de uma forma simples e interativa. Além disso, apresentamos um método não paramétrico para verificação de comportamento diferencial de itens através da visualização das curvas de respostas. Esse método não é disponível em outros softwares e constitui em poderosa ferramenta descritiva dos itens.

Palavras-chave : Teoria de Resposta ao Item; Avaliação da Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )