Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831
Resumen
CARMINATTI, Simone Soares Haas y BORGES, Martha Kaschny. Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.160-178. ISSN 0103-6831.
O presente ensaio é parte integrante das discussões teóricas realizadas na pesquisa de mestrado que trata da temática da avaliação da aprendizagem. Nesse sentido, apresenta reflexões acerca dessa temática, observando as permanências de tradições escolares nas práticas pedagógicas desde o surgimento dos “exames”. Para compreender e fundamentar as perspectivas da avaliação buscou-se estabelecer um diálogo entre o filósofo/historiador Foucault, com sua obra Vigiar e punir e os teóricos da avaliação, como Perrenoud, Hoffmann, Luckesi, Vasconcellos e Sant’Anna.
Palabras clave : Educação; Avaliação da Aprendizagem; Prática de Ensino.