SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue52Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidadeConcepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

MELO, Édina Souza de  and  BASTOS, Wagner Gonçalves. Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.180-203. ISSN 0103-6831.

Este estudo apresenta as principais modalidades de avaliação e características do professor construtivista. É discutida a importância da avaliação para orientação e planejamento do ensino e aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores. Os principais objetivos são: identificar as concepções de professores sobre a avaliação e se essas estão sendo desenvolvidas dentro da proposta construtivista, além de diagnosticar as ideias dos alunos a respeito da avaliação. Para isso, foram aplicados, a professores e alunos, questionários que identificaram as principais ideias dos alunos sobre avaliação e verificaram que a maior parte dos professores trabalha dentro da perspectiva construtivista, mesmo sem muitos conhecimentos sobre avaliação.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Construtivismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )