SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidadeConcepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

MELO, Édina Souza de  e  BASTOS, Wagner Gonçalves. Avaliação escolar como processo de construção de conhecimento. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.180-203. ISSN 0103-6831.

Este estudo apresenta as principais modalidades de avaliação e características do professor construtivista. É discutida a importância da avaliação para orientação e planejamento do ensino e aponta a responsabilidade dos professores como avaliadores. Os principais objetivos são: identificar as concepções de professores sobre a avaliação e se essas estão sendo desenvolvidas dentro da proposta construtivista, além de diagnosticar as ideias dos alunos a respeito da avaliação. Para isso, foram aplicados, a professores e alunos, questionários que identificaram as principais ideias dos alunos sobre avaliação e verificaram que a maior parte dos professores trabalha dentro da perspectiva construtivista, mesmo sem muitos conhecimentos sobre avaliação.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Construtivismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )