SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Avaliação escolar como processo de construção de conhecimentoResultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

MATOS, Daniel Abud Seabra; BROWN, Gavin Thomas Lumsden  e  CIRINO, Sérgio dias. Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literatura. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.204-231. ISSN 0103-6831.

O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de estudos sobre as concepções de avaliação de alunos universitários brasileiros, divididos em quatro grupos, segundo os quais a avaliação: 1) melhora o ensino e a aprendizagem; 2) tem um impacto emocionalmente positivo nos alunos; 3) é irrelevante porque é injusta ou ruim; e 4) torna os alunos responsáveis. Dentre os principais resultados destacam-se: uma gama extensa de concepções de avaliação nas experiências e pensamentos de universitários brasileiros, incluindo a consciência de responsabilização do aluno e da escola, melhora e irrelevância; a concepção dominante parece ser uma reação emocional negativa (irrelevância) com relação à responsabilização do aluno.

Palavras-chave : Concepções; Avaliação; Alunos; Ensino Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )