SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Concepções de avaliação de alunos universitários: uma revisão da literaturaAvaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

SOUSA, Beatriz Pereira Batista de  y  SOUSA, José Vieira de. Resultados do Enade na gestão acadêmica de cursos de licenciaturas: um caso em estudo. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.232-253. ISSN 0103-6831.

O artigo discute o uso dos resultados do Enade 2008 para os cursos de Biologia, Física, Matemática e Química, de cinco instituições privadas do Distrito Federal, a partir de dados colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito coordenadores. As ações desenvolvidas pelas coordenações voltam-se, basicamente, para a discussão do conceito obtido pelos alunos, e como estes poderiam se sentir mais “qualificados” para realizar o exame. Para tanto, recorre-se, por exemplo, às aulas preparatórias para o que é exigido no exame. As instituições de grande porte tendem a revelar maior nível de esclarecimento sobre a finalidade do Enade, considerando-o um auxílio para seu sucesso, enquanto as de menor porte parecem ainda não visualizá-lo como um instrumento que pode contribuir para seu próprio aperfeiçoamento.

Palabras clave : Educação Superior; Enade; Uso dos Resultados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )