SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número52Avaliação institucional: primeiras aproximações. Teoria e crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

NUNES, Renata Cristina. A avaliação em educação a distância é inovadora? Uma reflexão. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.52, pp.274-299. ISSN 0103-6831.

Na educação a distância (EaD), a avaliação precisa ainda enfrentar outros desafios, além daqueles normalmente encontrados no processo de ensino-aprendizagem, devido às características peculiares dessa modalidade. Neste trabalho, são comparados os instrumentos de avaliação utilizados na EaD com aqueles empregados na presencial, por meio de questionários distribuídos pelas redes sociais e por contatos pessoais. Foi feita uma breve revisão da literatura sobre avaliação educacional, educação a distância e avaliação na educação a distância. Observou-se que alguns instrumentos usados na área são inovadores, entretanto ainda é significativa a presença dos mais tradicionais. Grande parte dos pesquisados acredita que a avaliação na EaD contribui para o aprendizado significativo dos estudantes e que a obrigatoriedade da avaliação presencial prevista na lei brasileira colabora para dar maior credibilidade ao curso.

Palavras-chave : Educação a Distância; Avaliação da Aprendizagem; Instrumentos de Avaliação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )