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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

LIMA, Alessio Costa. Ciclo de avaliação da educação básica do Ceará: principais resultados. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.53, pp.38-58. ISSN 0103-6831.

A ênfase em avaliação educacional tem sido a tônica das políticas educacionais contemporâneas, com vistas a subsidiar ações de planejamento e monitoramento dos sistemas educacionais. Em sintonia com esse movimento, a partir de 2007, o Ceará intensificou esforços e investimentos na ampliação do Spaece, que passou a ser realizado anualmente de forma censitária e universal. Com efeito, a realização deste ensaio objetiva analisar a política de avaliação educacional implementada pelo Estado no período de 2007 a 2010, as principais ações desenvolvidas, os resultados produzidos, a forma de comunicação e utilização de tal política. Os resultados revelam uma tendência de melhoria no desempenho dos alunos em todas as séries e disciplinas avaliadas, mostrando-se mais acentuada nos anos iniciais, ou seja, nos 2º e 5º anos, e com menor intensidade nos anos finais.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Políticas Educacionais; Qualidade do Ensino; Spaece.

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