SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número53Ciclo de avaliação da educação básica do Ceará: principais resultadosAvaliação na educação básica: a revista Estudos em Avaliação Educacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

GREGO, Sonia Maria Duarte. Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.53, pp.60-81. ISSN 0103-6831.

A preocupação central foi investigar as formas e racionalidades implícitas de regulação social/autonomia dos processos de gestão da aprendizagem, historicamente estabelecidas nas reformas educacionais de 1971 até 1982, via diretrizes de avaliação do rendimento escolar, no Estado de São Paulo. Utiliza-se abordagem sócio-histórica, tendo como fonte primária os discursos e documentos oficiais e como fontes secundárias os trabalhos e pesquisas sobre avaliação e trabalho docente. Tomam-se como categorias centrais a continuidade e ruptura nos padrões e mecanismos de regulação social/autonomia do trabalho educativo. Os resultados contribuem para esclarecer como as políticas educacionais, instituídas em contextos de reprodução/transformação social, condicionam a gestão dos processos educativos no interior da escola.

Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem; Reforma do Ensino; Trabalho Docente; Gestão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )