SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue53Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológicaPossíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

RIANI, Juliana de Lucena Ruas; SILVA, Vania Candida da  and  SOARES, Tufi Machado. Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.53, pp.126-147. ISSN 0103-6831.

Esse trabalho analisou os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização nos anos de 2006 e 2010 e a evolução das desigualdades regionais entre escolas e entre os alunos da rede pública de Minas Gerais. Seus resultados indicam que no período estudado os alunos aumentaram consideravelmente sua alfabetização. Porém esse resultado representa uma média das proficiências dos estudantes e não leva em conta como estes se distribuem, deixando de lado, portanto, as desigualdades entre as regiões, as escolas e os próprios alunos. Com o objetivo de apontar tais diferenças, este trabalho analisou a evolução dos níveis de proficiência entre as regiões, entre os estudantes e entre as escolas. Os resultados demonstraram que ocorreu uma diminuição da desigualdade entre as regiões de Minas e entre os alunos, mas a diferença entre as escolas aumentou.

Keywords : Educação; Alfabetização; Desigualdades Regionais; Proalfa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )