SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número53Análise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdadeO Enade como indutor da qualidade da educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

MARCELINO, Leonardo Victor  e  RECENA, Maria Celina Piazza. Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de química. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.53, pp.148-177. ISSN 0103-6831.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 e reformulado em 2009 para atender a novos objetivos, dos quais se destaca a reestruturação dos currículos do ensino médio. Foram analisados, com base na Taxonomia Revisada de Bloom, os objetivos educacionais referentes à Química ou Ciências descritos nas Habilidades e Competências da Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem 2009, atualmente válida. As dimensões do conhecimento e do processo cognitivo foram analisadas e classificadas em extensão e profundidade na Tabela Taxonômica e ficou demonstrado que a ênfase dos objetivos das competências é entender e aplicar conhecimentos procedimentais, enquanto que das habilidades é entender e lembrar conhecimentos conceituais. Conclui-se que o novo Enem pouco pode interferir no ensino tradicional, contribuindo para a formação de um indivíduo conformado com sua realidade e incapaz de pensar ativamente sobre ela ou propor meios de alterá-la.

Palavras-chave : Taxonomia; Bloom, Benjamin; Currículos; Enem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )