SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número53Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de químicaDificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

GRIBOSKI, Claudia Maffini. O Enade como indutor da qualidade da educação superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.53, pp.178-195. ISSN 0103-6831.

O foco principal deste trabalho está na implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Educação Superior. Ao discutir a democratização da educação superior, ocorrida por meio da expansão do acesso, acompanham-se os avanços das políticas de avaliação implementadas na última década. De forma especial, analisam-se o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e as respectivas alterações metodológicas desde a sua implementação, em 2004, a fim de identificar suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação superior. Combinando os resultados do exame com os indicadores de qualidade e com os resultados alcançados na avaliação externa por meio das visitas in loco, reflete-se sobre a forma de avaliar a qualidade de cursos de graduação e das instituições de educação superior.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Ensino Superior; Avaliação Institucional; Qualidade de Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )