SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número53Dificuldades recorrentes dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em MatemáticaO estágio supervisionado para além de uma atividade curricular: avaliação e proposições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

MANDELERT, Diana. Reprovação em escolas de prestígio. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.53, pp.222-249. ISSN 0103-6831.

Este artigo teve como objetivo saber como acontece a reprovação naquelas escolas que são consideradas e avaliadas como as melhores do país, onde alunos e professores encontram uma estrutura pedagógico-administrativa que funciona a seu favor. Foram selecionadas duas escolas que obtiveram notas excelentes no Enem de 2005 e 2006. Realizou-se um mapeamento de quando as escolas reprovam, quantos alunos são reprovados, o que acontece com os alunos reprovados e, finalmente, como as escolas recompõem as turmas com as sucessivas reprovações que ocorrem durante uma geração escolar. Foi possível observar que a qualidade de ensino, como uma combinação de desempenho e fluxo, não ocorre nessas escolas. A excelência escolar é efetivada por meio de uma intensa seletividade que se opera de diversas formas, sendo a repetência uma das mais importantes.

Palavras-chave : Reprovação; Elites; Classe Social; Qualidade do Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )