SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número53Reprovação em escolas de prestígioGraduados Prouni: um estudo comparativo entre licenciados e não licenciados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

CALDERANO, Maria da Assunção. O estágio supervisionado para além de uma atividade curricular: avaliação e proposições. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.53, pp.250-278. ISSN 0103-6831.

Tendo por base reflexões específicas sobre a formação docente são apresentadas algumas experiências desenvolvidas em diversos estados da federação brasileira, bem como em outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Colômbia. Tais reflexões têm como propósito abrir espaço para focalizar o estágio curricular, identificado como uma problemática, que ficou e ainda tem ficado, muitas vezes, à deriva nos cursos de formação docente. Neste texto, serão apontados traços comuns e díspares, presentes no desenvolvimento dos estágios curriculares nos cursos de licenciatura, revelando a complexidade da concepção teórica e metodológica que os sustenta. Apoiando-se também em pesquisa empírica, depoimentos de professores e alunos são apresentados e, ao final, destaca-se a necessária reconstituição de uma concepção de estágio curricular institucional, para que este se torne não apenas um componente curricular obrigatório, mas uma estratégica didático-pedagógica e política.

Palabras clave : Formação de Professores; Licenciatura; Estágio Supervisionado; Avaliação da Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )