SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue54Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendênciasTeoria da resposta ao item: uma análise crítica dos pressupostos epistemológicos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

AMARO, Ivan. Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidades. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.32-55. ISSN 0103-6831.

O artigo discute as repercussões e as tensões geradas pelas avaliações externas em escolas municipais da Baixada Fluminense - RJ. A pesquisa se concentra na problemática do acesso, análise e compreensão dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação, bem como de seus impactos nos sistemas e nas escolas. As análises preliminares, coletadas por entrevistas, apontam para a identificação de impactos na organização escolar e no trabalho pedagógico docente com características neotecnicistas, gerencialistas e reguladoras, o que é visto como preocupante. Apesar de nossa análise crítica, as avaliações externas também podem se revestir de possibilidades ancoradas no conceito de qualidade negociada.

Keywords : Avaliação Externa; Responsabilidade; Qualidade do Ensino; Prova Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )