SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue54Avaliação externa da escola: repercussões, tensões e possibilidadesUma escala para medir a infraestrutura escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

TAVARES, Cristina Zukowsky. Teoria da resposta ao item: uma análise crítica dos pressupostos epistemológicos. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.56-76. ISSN 0103-6831.

O artigo procura desvelar concepções e valores envolvidos no ato de avaliar e sua interface com a ideia de medida, tomando como referência alguns estudos disponíveis na literatura educacional sobre a Teoria da Resposta ao Item, a fim de verificar suas potencialidades e limites. Investigou-se a Teoria da Resposta ao Item sob o prisma de três relevantes pressupostos epistemológicos do modelo: unidimensionalidade, independência local e qualidade e adequação dos itens. Algumas questões podem ser levantadas com base nesta análise dos postulados: “Como garantir a unidimensionalidade quando todo comportamento humano é altamente complexo e multideterminado?”; “E elaborar questões de provas totalmente independentes?”; “É possível construir e manter um banco de itens calibrados e adequados?”. Esses são importantes desafios para a concretização da teoria e a confiabilidade.

Keywords : Teoria da Resposta ao Item; Escala de Avaliação; Epistemologia; Avaliação da Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )