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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

TAVARES, Cristina Zukowsky. Teoria da resposta ao item: uma análise crítica dos pressupostos epistemológicos. Est. Aval. Educ. [online]. 2013, vol.24, n.54, pp.56-76. ISSN 0103-6831.

O artigo procura desvelar concepções e valores envolvidos no ato de avaliar e sua interface com a ideia de medida, tomando como referência alguns estudos disponíveis na literatura educacional sobre a Teoria da Resposta ao Item, a fim de verificar suas potencialidades e limites. Investigou-se a Teoria da Resposta ao Item sob o prisma de três relevantes pressupostos epistemológicos do modelo: unidimensionalidade, independência local e qualidade e adequação dos itens. Algumas questões podem ser levantadas com base nesta análise dos postulados: “Como garantir a unidimensionalidade quando todo comportamento humano é altamente complexo e multideterminado?”; “E elaborar questões de provas totalmente independentes?”; “É possível construir e manter um banco de itens calibrados e adequados?”. Esses são importantes desafios para a concretização da teoria e a confiabilidade.

Palavras-chave : Teoria da Resposta ao Item; Escala de Avaliação; Epistemologia; Avaliação da Educacional.

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